Orquestra Juvenil da UnB

Às 18h

Orquestra Juvenil da UnB

Às 18h
facebook-icon

Orquestra Juvenil da UnB

 

A Orquestra Juvenil da UnB foi estruturada em 2014 como Projeto de Ação Contínua e oferece a oportunidade para que jovens e crianças da comunidade de Brasília participem de uma experiência coletiva de formação musical. O Programa de Orquestras Infantis e Juvenis foi organizado em 2014 a partir do trabalho realizado no Curso de Extensão Música para Crianças da UnB, MPC-UnB. O Curso de extensão existe desde 2002 com a proposta de oferecer cursos de musicalização para bebês e suas famílias. A proposta inicial oferecia atividades para crianças de 6 meses a 5 anos, no entanto os pedidos de continuidade estimularam a criação dos cursos de Oficina Pré-Instrumental e da iniciação instrumental de crianças na Flauta-Doce, Flauta Transversal, Clarineta, Violino, Viola, Violoncelo, Violão e Piano. Após um período de iniciação em grupo, foram criados vários conjuntos instrumentais a partir de 2006.

A primeira orquestra do Curso Música para Crianças foi criada em 2008 com a presença de flautas-doce, instrumentos de corda e a participação de crianças e familiares. Tornou-se necessário a especialização dos grupos e foram criadas as orquestras de sopro e orquestra de cordas com participação de crianças e jovens da comunidade do DF.   Atualmente o programa apresenta duas orquestras: Orquestra de Sopro, com flautas e clarinetas e  Orquestra Juvenil da UnB, para crianças e jovens entre 9 e 15 anos.

O Programa de Orquestras vêm realizando diversas apresentações tanto em Brasília, como no âmbito nacional. Foram realizadas apresentações na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro, Senado Federal, Tribunal Superior do Trabalho, Câmara Legislativa do DF e na abertura do XXI Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical, realizado em Pirenópolis-GO.

All session by Orquestra Juvenil da UnB

Orquestra Juvenil da UnB

18:00
Palco Principal